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Persuasão

topworkrh.zoho
13.12.19 08:38 PM Comentários

Muitas vezes percebemos a dificuldade em persuadir o outro a “comprar” as nossas ideias. Isso pode ser explicado pelo fato de que as pessoas, além de serem diferentes, possuem necessidades e motivações diferentes, o que força a nossa capacidade de adaptação em saber lidar com cada personalidade e situação. Até mesmo dentro de casa podemos ver um exemplo dessa adaptação. 


As crianças começam a perceber desde cedo que a melhor maneira de pedir algo para o pai pode não surtir efeito com a mãe. Dessa maneira, criam maneiras e estratégias diferentes para falar com cada um e conseguir o que querem. Tendo em vista a existência dessas particularidades, é preciso ter tranquilidade e inteligência para lidar com pessoas totalmente diferentes, com humores, gostos e atitudes às vezes totalmente distintos. Por exemplo, quando apresentamos um projeto a uma pessoa perfeccionista, devemos adaptar nosso discurso baseado nas preferências e características desse perfil profissional, como preparar os temas antecipadamente, ser realista com prazos, mostrar-se organizado, exibir detalhes das etapas. Caso isso não seja feito, provavelmente o trabalho não transmitirá confiança e essa pessoa, consequentemente, poderá não comprar a ideia. Com um cenário repleto de novas ofertas, a postura do profissional também precisou se moldar para conquistar espaços cada vez mais competitivos.


Sendo assim, seu poder de persuasão precisou se tornar muito mais eficaz. Além de todas as outras características citadas e que precisaram ser modeladas para agradar ao perfil do novo consumidor. Podemos citar outros pontos que também fazem a diferença numa negociação.

ORATÓRIA

São características de um bom orador a habilidade com as palavras e também a postura que acompanha o discurso. Escolher as melhores palavras e com elas a expressão corporal, transmitem o poder de convencer, liderar, comover, instigar, direcionar e, principalmente, de mover almas e mentes. O negociador para se sobressair, precisa conquistar a arte de falar bem. Aquele que consegue fazer isso reveste a palavra de um poder de convencimento, passando convicção, criando influência, fortalecendo o relacionamento para chegar ao resultado almejado. Existem várias formas de falar de maneira influente, e esta, como qualquer outra habilidade, pode e deve ser treinada.

ARGUMENTAÇÃO

Além de uma boa locução, devemos apresentar de maneira lógica e racional quais serão as vantagens do seu interlocutor ao negociar com você. É nesse momento que entra o poder da argumentação, com exposição de números e resultados que possam provar a eficiência de tal projeto/ideia. Ou seja, trata-se de promover a aceitação por meio da racionalidade exposta com dados e pela empatia e comprometimento do apresentador. Os números são importantes, mas a identificação pessoal também afeta o relacionamento profissional.

CONHECIMENTO

Mostrar domínio sobre o assunto estimula a confiança por parte do ouvinte, além de nos fortalecer na oratória, pois quando falamos em público e temos pleno conhecimento sobre o que se fala, aproveitamos melhor a nossa fala e promovemos ainda mais a persuasão. Para fazer uma negociação rica, pesquise, junte informações da concorrência e cite informações relevantes e úteis ao negócio. Isso ajudará o diálogo, fazendo com que não fique muito repetitivo e
 ao mesmo tempo fixe a mensagem. Assim, após todas essas fases e muito treino, poderemos alcançar o tão esperado “sim” na negociação. Há um famoso provérbio chinês que diz: “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”. Essas oportunidades passam diante de nós muitas vezes, e bons negociadores devem saber usar os melhores artifícios para não perder qualquer uma delas.


Fonte: Bernt Entschev (texto parcial)