Diversidade nas empresas e na sociedade - Aderir ou não?
Atualmente está cada vez mais em alta assuntos sobre diversidade, empoderamento, acessibilidade e inclusão, dentro e fora do mundo corporativo. Ao falar sobre diversidade, pensamos em diversas questões, afinal, o termo já sugere algo muito mais amplo, mas..., o que seria a diversidade?
DIVERSIDADE, o que é diverso, variado. Pode-se visto como um grupo de pessoas com caraterísticas próprias e diferentes em convívio comum; características que variam desde idade, religião, etnias, crenças, orientação sexual, entre outras. E como é no mundo corporativo?
É aderir a ideia do diverso entre os colaboradores da organização, ou seja, incluir todas as pessoas, independentemente de suas crenças, orientação sexual, etnia, classe social ou necessidades especiais. Vale deixar bem claro que aplicar esse multiculturalismo na empresa, não se trata de dar preferência para um determinado grupo e sim considerar as habilidades, pró atividade, criatividade e o dinamismo de qualquer profissional acima das suas escolhas, opções pessoais ou características.
Ao falar sobre diversidade nas empresas, falamos também sobre inclusão, e para as pessoas, se sentir incluído é se sentir acolhido. Quando somos acolhidos, automaticamente nos sentimos parte desse grupo e isso é a peça chave para a retenção de pessoas nas empresas, fazendo com que a rotatividade diminua, aumentando a produtividade e os resultados.
Essa implementação e inclusão pode trazer muitos outros benefícios, como a aprendizagem entre os grupos, o fortalecimento dos vínculos entre equipes inibindo assim os conflitos internos e a solidez da marca empregadora, que consequentemente se torna mais conhecida pela reputação e fica cada vez mais disputada no mercado, além de exercer um papel fundamental na sociedade, dando voz e vez à muitas pessoas que muitas vezes não possuem oportunidades e nem reconhecimentos.
A diversidade traz o respeito, realização profissional e pessoal, ajuda a exercer responsabilidade social, tudo isso, valoriza e fortalece, as pessoas e a empresa empregadora, então devemos pensar:
Aderir ou não?
Colaboração de Tamires Moreira –Recrutamento e Seleção da TOP WORK RH